terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Boneca Tagarela Estrela anos 60

 
 
 
   A Tagarela é uma boneca da estrela muito antiga, deve ter sido uma das primeiras bonecas a falar, com seu mecanismo simples composto por um mini disquinho de vinil e uma cordinha nas costas que ao puxar ela começava a falar frases, no total 8 que saiam aleatoriamente.
  Aque vou mostar aqui hoje é a primeira versão das Tagarelas, chegou para mim em bom estado sem nada quebrado, o mecanismo não funcionava somente chiados, olhos precisando de reparos limpeza e pintura nas pálpebras, rosto desbotado e sem pintura dos cílios e boca.
 
 
 
 

 


 
 

O mecanismo foi fácil de reparar, apenas limpei e troquei uma correia de boracha que fica em redor do disco que estav bem larga e já não rodava o mecanismo, foi necessário engraxar para rodar melhor.



Calcinhas novas de rendinha , coisa mais fofa!

 
 

 
Vestido pronto, muito linda e bem vestida, ficou parecendo nova!



 
 
 



17 comentários:

  1. COMO SEMPRE SURPRESA BOA NO FINAL. OBRIGADA POR ENSINAR AJEITAR OS OLHOS DA GUIGUI AGORA SÓ FALTA ENSINAR DOS CABELOS RS ,,,,, AH JA VI A NOVA MÃEZINHA NO FLICKR. LINDA DE CABELOS NOVOS. VI TBM Q TA ANUNCANDO NO ML''''PARABENS VC TA SE SUPERANDO A CADA BONECA RESTAURADA,,,, POSSO TE MANDAR UM EMAIL? EU JA TENHO ,,,, SE Ñ PUDER TD BEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm quero muito aprender um processo em que os cabelos fiquem soltinhos e brilhos porque os que já vi com choque térmico e amaciante e prancha na potência mínima não ficam perfeitos.

      Excluir
  2. Olá! Adorei o seu trabalho, que me pareceu muito rico e delicado e uma fonte de esperança às "mamães" desesperadas. Eu gostaria de te fazer uma pergunta... Ganhei uma bonce Susi, dos anos 60, há poucos dias. Ela é a coisinha mais linda que já vi e me sinto muito encantada com ela, mas, por outro lado, também me sinto triste pelo o fato de o rostinho dela, que é de vinil, mostrar-se muito judiado, descolorido, com arranhões e sinais de ressecamento nas dobrinhas do nariz e da boca. Não é algo muito gritante... Mas, se houver solução para isso, eu gostaria de tentar. A maquiagem dela também precisaria ser refeita... Você acha que o caso dela é de possível concerto? Se sim, você aceitaria o caso? E por quanto?
    Bem, fico no aguardo!!!
    Mais uma vez, parabéns pelo seu lindo e delicado trabalho...
    Lohana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! nossa que legal susi é linda! tenho uma mais nova antiga assim nunca vi pessoalmente, sobre o rescado não sei te dizer o que fazer, porem a pintura pode ser feita com tinta óleo de reborn e a maquiagem tbm, com pincel fininho respeitando a original! falarei sobre essas pinturas aqui em breve

      Excluir
  3. Curiosidade novamente... Como conseguiu devolver a coloração do vinil da cabeça da boneca? Ainda tô esperando o passo a passo da "mágica" do cabelo.

    Parabéns por sua perfeição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá desculpa a demora, tem muita gente que não respondi mais aos poucos quero ir atualizando tudo.
      Estou usando uma tinta a óleo que uso para pintar reborn dissolvida em solvente ecosolv da acrilex, teria que fazer umas fotos para mostrar! vou tentar logo fazer uma postagem disso, é uma solução que encontrei pq a maioria vem desbotada mesmo, ta em fase de teste mais acho que pelo menos na tagarela que tem o rosto mais mole resolveu!

      Excluir
  4. Ola Vanessa,
    Por favor preciso da sua orientação,
    vc usou o mesmo processo na remoção dos olhos de vidro das bonecas guigui, tagarela e tippy,removendo com agua quente certo?
    Posso fazer isso nas antigas bonecas andinha e beijoquinha?Pode me responder sem medo,porque se não der certo não faz mal.Mas preciso tentar!É só colocar a cabeça na agua quase fervendo e retirar com uma espatula?E para colocar de novo é o mesmo processo?Por favor Vanessa dá uma força,seus trabalhos são tão mágicos e queria experimentar nas minhas queridas!Pode ser? bjos -vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida tem um monte de perguntas suas! sorte que temos pessoas queridas po aqui que te ajudaram! me desculpe passei tempos sem voltar por aqui pq ando na correria fazerndo bonecos reborn! beijos me desculpa mesmo mais prometo que estou voltando pra cá, qualquer coisa é só falar!

      sempre usei o mesmo processo para os olhos! espero que tenha dado certo as suas!

      Excluir
  5. Vivian, toma muito cuidado com a desmontagem dos olhos da beijoquinha, o mecanismo do beijo é fixado atrás de um dos olhos e pode ser danificado na remoção! Já ví quebrar até em hospital de brinquedos. abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo muito obrigada pela atenção, vou tomar cuidado!!

      Excluir
  6. Ronaldo, talvez te ajude na sua dúvida. Não sei se é o método da nossa amiga,mas quando quero devolver a cor no vinil desbotado uso pastel seco,
    as cores depende do tom que vc deseja ,raspe o pastel até obter um pó bem fininho e coloque uma ou duas gotinhas de alcool,ele seca bem rapidinho,se vc nao gostar tire com um paninho umido em seguida ou alcool.
    Depois que vc acertar a cor e ficar como vc quer, use spray verniz fosco mr.clear, importado, mas acho q existem sprays similares em casas de produtos artisticos,.mas cuidado ,depois da aplicação do verniz fica dificil tirar a coloração,por isso é preciso ter certeza do resultado.Proteja os olhos e cilios da doll na aplicação do spray e vale colocar um lenço no nariz pq ele é bem forte.



    ResponderExcluir
  7. Valeu pela dica Vivian, vou tentar com o pastel! Olhei seu blog e ache bem legal. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Parabens! Adorei seu trabalho... também faço umas "artes" com bonecas antigas... Podemos trocar dicas menina.... Estou com uma Tagarela da dec de 50, sem o corpo, ... o aparelhinho está com a correia partida... Gostaria que me dissesse onde arranjou uma correia pra substituir, pois estou frustrada... não encontrei parecida...
    Agradeço-lhe pela atenção...
    valkiria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! levei a correia original num casa onde vende parafusos e todo tipo de coisas, dai só peguei uma um pouco menor pq a minha estava laciada! boa sorte!

      Excluir
  9. Oi,
    Eu adorei conhecer o seu blog, seu trabalho é incrível.
    Eu tenho uma Guigui antiga, mas que está com umas manchas esbranquiçadas, gostaria de saber como faço para uniformizar esses brancos com o tom original do vinil.

    Agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Por gentileza, tenho uma cirandinha bailarina, comprei no mercado livre, o "blush" dela esta borrado, preciso remover e passar outro, como removo? que tinta devo usar? e como faço o sombreado? obrigada

    ResponderExcluir
  11. Tbm quero muito aprender um processo em que os cabelos fiquem soltinhos e brilhos porque os que já vi com choque térmico e amaciante e prancha na potência mínima não ficam perfeitos.

    ResponderExcluir