domingo, 18 de novembro de 2012

Boneca Mãezinha Déc. de 70

    A partir do momento que comecei a fazer restauros para outras pessoas comecei a me apaixonar pelas lindas bonecas antigas, principalmente as da estrela.
   Antes eu só colecionava bonecas modernas como blythes, pullip, hujoo e algumas moraguinhos antigas.
   Então um belo dia me deparei com duas bonecas Mãezinhas para vender em um anúncio pela internet, estavam bem judiadas e sem funcionar mesmo assim pensei que valia muito a pena ficar com elas mesmo para tentar com as duas pelo menos fazer uma delas funcionar juntando as peças.
Foto do vendedor que comprei elas.

   Seria um longo trabalho nelas para refazer tudo, ambas não funcionavam, o mecanismo da corda estava solta e com as engrenagens gastas, uma delas estava com o pescoço completamente quebrado e outra bambo, a peça dos olhos quebrada e muito sujas pela poeira.
   Vou falar de uma de cada vez nessa postagem estarei mostrando o antes e depois da primeira boneca da foto.
  Começando a desmontar, um mundo totalmente desconhecido, para entender como funcionavam e identificando os problemas para pode concertar.


   Estava coberta de poeira e sujeira acumulada em todos os cantinhos da boneca. Só quem gosta sabe o prazer que dá poder limpar cada detalhe é a minha parte favorita do processo!






   Após desmontar tudo que era de plástico que podia ser lavado foi para o tanque, higienizei tudo com muito cuidado, usando esponja, detergente e escova de dente para as cavidades.
    Hora de lavar os cabelos! Um momento muito gostoso também, pois você nunca sabe o que se esconde debaixo da poeira, quase sempre a cor muda revelando um cabelo maravilhoso!




    Primeiro lavei com detergente neutro, deixo com bastante sabão para ir soltando a sujeira, é preciso também esfregar o "couro cabeludo" delas pois o pó se acumula na "raiz do cabelos" com facilidade, para isso vou abrindo mecha por mecha e esfregando com uma escova de dentes.
  Depois do cabelo bem limpo coloco a cabeça de molho no amaciante de roupas e  vou desembaraçando com pente de dentes largos, quando estiver bem soltinho retiro do amaciante deixo secar penteando com um pente mais fino.
   Reparem como a cor do cabelo ficou linda!


   Serrei parte da cabeça para concerto dos olhos e retirada da peça do pescoço, infelizmente não encontrei outra alternativa melhor para resolver, mais o corte foi bem próximo da linha do cabelo e depois de colado não aparece quase nada a "cirurgia".

   Refiz a maria chiquinha  e os caichinhos.


Ficou uma linda boneca, totalmente diferente da primeira foto!

   Juntando as duas caixas de musica a corda  e  os dois mecanismos do pescoços consegui fazer funcionar uma das bonecas, levei a alguns lugares que pudessem me ajudar a concertar mais não tive sucesso, ninguém mesmo estava afim de concertar coisa velha, muito triste...
  Então resolvi fazer sozinha foram umas 2 noites trabalhando na corda da boneca, serrando peças e soldando, juntando pedaço de uma caixa de musica com a outra, enfim deu certo coloquei uma para funcionar com muito sucesso!
 Essas peças concertadas guardei para a segunda boneca ( quando falar sobre ela explico o motivo) e para a boneca desta postagem comprei peças novas pela internet.
 Enquanto as peças chegassem, comecei a produzir as roupinhas das meninas, pesquisando escolhi os modelos de vestidos das mãezinhas da déc de 70 que me agradou, comprei os tecidos próximos e comecei a costurar, teria que refazer tudo desde a calcinha, até os sapatinhos.



    Os sapatinhos costurei em couro macio, e as meias são de bebê apenas ajustei o tamanho e coloquei rendinhas.
   Depois de finalizada ficou maravilhosa! Ganhou um lindo bebezinho para embalar e colar da estrela!
   Espero que tenham gostado da postagem, foi um dos maiores projetos de restauração que já fiz, pois as mãezinhas são bonecas bastante complicadas de serem restauradas até mesmo em um hospital de bonecas.
 

  Aqui as fotos para vocês admirarem. O que poderia ser lixo hoje está bem cuidada e linda em meio a minha coleção.




 


54 comentários:

  1. trabalho maravilhoso,mostrou q vc ama mesmo o q faz...parabens ficou perfeita

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, que restauração perfeita, nunca vi nada igual MARAVILHOSO.
    Vc usa detergente comum ou shampoo neutro e na secagem usa secador ou deixa no sol? E o sapatinho como é confeccionado, pois gostaria de fazer para as bonecas da minha filhota, se puder me dar esta dica vou ficar imensamente grata. Abraço
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra! pode usar detergente de cozinha mesmo esses incolores, é bom que tira o engordurado dos cabelos, depois para desembaraçar use amaciante de roupa, vai passando puro mesmo e penteando com cuidado, depois de desembaraçado deixe um pouco la de molho, enxague bem penteie e deixa secar naturalmente, não prescisa por no sol se o dia tiver quente.

    Os sapatinhos Eu tiro o molde do solado atravez da base do pé da boneca, a parte de cima tem que ir moldando, é um pouco mais complicada mais va testando até o molde dar certo é assim mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho. Isso é uma restauração, deixar como era ante. Ficou ótimo!
    Você já fez alguma restauração de bonecos de celuloide?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! muito obrigada! ainda não fiz nenhuma restauração de materias diferentes.. apenas vinyl e plástico

      Excluir
  5. Oi Vanessa, tudo bem!
    Segui a sua técnica e deu tudo certinho, eba!! Comprei e chegou hoje 1 mãezinha e 1 beijoca de 1976 lindas funcionando mas ambas tem cola escura na testa e não sei o que remove. A beijoca está com o elástico frouxo, mas os cabelos estão de lascar!! bem espiga de milho, sabe como é. Não sei o que fazer neste caso para alisar os cabelos dessa menina. Tirei fotos delas pra te enviar mas não achei o seu email. Help...Bjs

    ResponderExcluir
  6. olá! que bom que deu certo! Mais para cabelos mais díficeis precisa ter mais paciência e dedicação! vou fazer uma postagem sobre cabelos, vou receber uma bebe uvinha daquelas grandes com o cabelo bem detonado vou fotografar tudo e mostar passo a passo oq eu fizer, assim ajuda todo mundo que tem a mesma difuculdade!

    pra tirar cola ja usei álcool mais de uma boneca que eu tirei todo cabelo pra colocar outro, pois o álcool resseca bem os cabelos

    ResponderExcluir
  7. Ok, vou aguardar e qdo postar peço que me avise pelo email sandrafilc@gmail.com Bjs

    ResponderExcluir
  8. Todos ansiosos pelo post de cabelos rebeldes!!! rsss

    ResponderExcluir
  9. Olá, amo bonecas também, e trabalho em um lugar que concerta brinquedos "Peleu brinquedos "em Campinas, o dono trabalhou anos na estrela e tem vários acessórios das bonecas antigas da estrela, como cabeças, mecanismos, corpo, corpo de espuma bochechinha, sapato original maezinha(embora o seu ficou uma graça)... se precisar a gente manda por correio, manda seu e-mail que eu coloco fotos passo a passo pra soltar a cabeça da maezinha da aste, julianafranco14@gmail.com,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Juliana!
      Também me aventuro nas dolls e já fiz coisas bem bonitas mas não muito técnicas.
      Eu comprei duas mãezinhas uma para completar outra.
      Na minha compra fiquei com uma dúvida, a måezinha que vou restaurar tem olhos castanhos,você já viu alguma com olhos castanhos?Ela é do ano 71
      Mais uma ajudinha,preciso transferir o mecânismo de uma para outra é complicado?
      mesmo que não possa me ajudar não tem problema,vou me aventurar e quem sabe o resultado fica bom.bjos-vivian (abonecaria.blogspot.com)

      Excluir
    2. Olá, para retirar o mecanismo da maezinha é um pouco complicado, preciso do seu e-mail para encaminhar fotos do passo a passo, para não danificar o mecanismo. bj

      Excluir
    3. olá juliana!!
      muito obrigada por sua atenção.
      na verdade precisava só de uma foto de como a cabeça dela é fixada,pois a que
      tenho esta com a cabeça meia solta (bamba).Se vc puder mostrar a foto iria me ajudar muito.
      (vi.siqueiraribeiro@gmail.com) bjos e um lindo ano para vc e a todos que te acompanham.

      Excluir
    4. Oi, boa noite! Você também pode me enviar esse passo-a-passo, apesar do tempo? Não acho nenhum bom lugar aqui no Rio que restaure,então tenho pensado em restaurar a minha Mãezinha eu mesma. Se ainda tiver essas fotos, por favor envie para belleperrout@msn.com. Grata!

      Excluir
    5. Olá Juliana, gostaria desse passo a passo para conserto da boneca mãezinha, segue meu e-mail= ivone.rcastro@hotmail.com Mande os valores pra gente negociar. Obrigada.

      Excluir
  10. A cola que tem na testa das bonecas que gruda na franjinha e é escura, sai com algodão umedecido com tinner, sai super rápido e não resseca os cabelos, mas tem que tomar MUITO CUIDADO, NÃO PODE PASSAR NA PINTURA DO ROSTO, ela pode sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vc poderia me mandar essas fotos de como se tira a cabeça da mãezinha? Vc tem ainda acessórios das bonecas como sapatinhos? Meu e-mail vinacestaro@gmail.com

      Excluir
  11. boa tarde vc faz roupinhas dela pra vender? pois amei essa que vc fez e queria uma toda igual , sapato, meia com renda. se faz por favor me passa por e-mail (lu.leo2005@hotmail.com ) . e comprei uma mãezinha que não para em pé, ela tem as pernas bambas por acaso vc sabe como arrumar? desde já muito obrigada, e amei seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  12. Li a postagem do conserto da boneca mãezinha sobre o pescoço que cola vc usou. Tenho uma boneca amiguinha anos 60 que está com o pescoço frouxo, será que tenho que tirar o pescoço para consertar ou só preciso colar , e que cola uso. Obrigada se puder me responder por email :rosi.lopes211@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Se vc quiser me vender um vídeo sobre restauração de bonecas antigas, especialmente as de plástico ou vinil,Amiguinha e outras, eu compraria. Costumo fazer pequenos consertos em bonecas de bano para crianças carentes, as vezes também faço as bonecas e doo no dia das crianças, na festinha que faço aqui na minha cidade. rosi.lopes211@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. tenho uma boneca que esta com os calcanhares rachados voce sabe como posso restaurar.me mande por email cris_21silva@hotmail.com por favor se souber.

    ResponderExcluir
  15. voce arruma bonecas comercialmente gostaria de trocar o cabelo da minha, email cris_21silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. oi vanessa!
    que tipo de tinta vc usa para repintar o vinil das bonecas desbotados?A tinta para reborn serve tmb?vc pinta com spray,air brush ou pincel?bjos vivi

    ResponderExcluir
  17. Oi gostaria de saber se vc vende as pernas que sobraram pq da maezinha, pq tenho uma e as pernas apodreceram de ficar guardadas. segue meu email: carlalucas12@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo trabalho,que lindo,amo bonecas e esse trabalho de restauração e formidável.
    Que Deus te abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo trabalho,que lindo,amo bonecas e esse trabalho de restauração e formidável.
    Que Deus te abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  20. Muito legal seu trabalho! Obrigada pelas dicas que disponibiliza em seu blog!

    ResponderExcluir
  21. Nossa que show. Tenho uma Mãezinha com o mesmo problema. Comprei no ML ainda funcionando, porém uma semana após a compra ela travou, e um dos olhos ficou fechado. Como eu poderia fazer para que você pudesse avalia-la, e me dar um orçamento. Sou do Rio de Janeiro, você é de onde?

    ResponderExcluir
  22. Ola na minha casa tem uma boneca mãezinha perfeita td funciona perfeitamente ela é de 1971 está na caixa vc precisa ver q linda...parabéns por td esse seu trabalho...assim q puder de envio fotos ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há e tbm uma boneca guigui .. perfeita tbm ... se vc puder dar dicas de conservar melhor te agradeço..

      Excluir
    2. Olá...parabéns! Ficou maravilhosa... Tbem restauro bonecas e amo o resultado final! Olha para tirar cola das bonecas e só passar um algodão com acetona que sai hiper fácil somente tomando cuidado para não passar ou escorrer para as partes pintadas... Adorei!bj

      Excluir
  23. Olá. Fiquei impressionafa com seu trabalho.Tenho uma que quebrou a parte do pescoço. E em minha cidade ninguém restaura.E em outras cidades não tenho condições em levar e cobram muito caro.Minha filha até chora para brincar com minha mãezinha. Vc pode me ajudar.obrigada

    ResponderExcluir
  24. Olá. Fiquei impressionafa com seu trabalho.Tenho uma que quebrou a parte do pescoço. E em minha cidade ninguém restaura.E em outras cidades não tenho condições em levar e cobram muito caro.Minha filha até chora para brincar com minha mãezinha. Vc pode me ajudar.obrigada

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Concerto só de orquestra sinfônica

    ResponderExcluir
  27. eu tenho uma outra versão dessa boneca e tenho interesse em vender. se alguém tiver interesse....

    ResponderExcluir
  28. Oi Vanessa adorei a sua restauração ela ficou perfeita e sua mãezinha maravilhosa. Essa semana fiquei decepcionada, levei minha mãezinha em um hospital de brinquedos que tem aqui em Goiânia, mas me falaram que ela não tem conserto, pois não tem peças para reposição. Minha mãezinha está com o pescoço bem bambo e com um olho travado, o cabelo está até bom. Resolvi então pesquisar na internet e encontrei seu post, fiquei super feliz. Será que tem como você me passar esse passo a passo e o molde da roupinha. Se puder, agradeço de coração. Meu e-mail é analusandro@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Parabéns! lindo trabalho! tenho um boneco bambino da estrela,dec 60, preciso trocar os olhos e pintar o corpo, vc pode me ajudar indicando local para comprar olhos e tinta para corpo?muito obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde vc sabe me informar onde posso consertar uma boneca mãezinha?

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho uma trajetória muito parecida comecei pelas Barbies, passei por bjd, hujoo, Tyler, Blythe etc....
    Hoje estou restaurando duas Amiguinhas. Ontem acabei comprando uma mãezinha e uma Gui Gui....desmonte a mãezinha poos a corda está maluca ....mas estou apanhando.

    ResponderExcluir
  32. Amei!! Gostaria muito de ter uma boneca mãezinha, meu sonho de infância teria como adquirir uma igual essa??

    ResponderExcluir
  33. Bom dia,
    tenho uma bochechinha 1986 gostaria muito de restaurar ela para poder brincar com a minha filha. Quanto custa? a parte mecânica você também conserta?
    agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Sei que essa postagem já tem alguns anos, mas estou com uma mãezinha para restaurar e tb não consegui ninguém para arrumar a caixinha de música. Vc tem algumas dicas que possa me mandar? Meu e-mail: geo.restani@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá, tenho uma boneca mãezinha q ganhei há mais de 40 anos. Eu precisava trocar uma das pernas q está com o pé e calcanhar desfigurado. Não encontro ninguém. Pode me ajudar? gyselle.maria5@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Ganhei uma boneca mãezinha e ela veio com o olho ruim um abre o outro não . será que tem como concertar vc faz esse trabalho?

    ResponderExcluir
  37. Ou sabe quem possa fazer aqui no Rio de janeiro em Campo grande

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde!! Gostaria de restaurar a minha. Teria um contato de celular?

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, gostaria de um telefone para contato.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia tenho uma boneca mãezinha ruiva, só que ao dar corda quebrei uma peca do pescoço, e só está peça que falta para ela voltar a funcionar, onde eu compro, peças para esta boneca

    ResponderExcluir
  41. Play, gostaria de saber como concertar ou onde comprar a corda da boneca mãezinha, desde já obrigada

    ResponderExcluir
  42. Boa noite!
    Gostaria de saber, como faço para restaurar minha beijoca, ela está com o corpinho desbotado, as pernas soltaram, o cabelo era de Chiquinha cacheados, agora soltos e não tem mais os sapatinhos, meias e calcinha.
    E ainda tento duas outras que eram da minha filha para arrumar , a bate- palminhas , o compartimento das pilhas, sumiu a portinha.
    E a menininha, que o plástico ressecou do corpinho e quebrou no rumo da barriguinha, e o olho ficou coalho, afundou. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  43. Boa noite ! Sou de Sp
    Minha mãezinha está com problema no mecanismo da corda . O bebezinho totalmente pelado ( preciso da roupa cor de laranja , calcinha ) . Pode me ajudar . A mãezinha sem a meia .

    A roupa original da minha é cor de alaranjada o casaco de tricô , vestido tbm , em perfeito estado .

    ResponderExcluir
  44. Boa noite ! Sou de Sp
    Minha mãezinha está com problema no mecanismo da corda . O bebezinho totalmente pelado ( preciso da roupa cor de laranja , calcinha ) . Pode me ajudar . A mãezinha sem a meia .

    A roupa original da minha é cor de alaranjada o casaco de tricô , vestido tbm , em perfeito estado .

    ResponderExcluir
  45. Olá, eu tenho uma boneca mãezinha, as pernas ressecaram e estão quebradas. Onde posso comprar c um preço mais acessível? Obrigada.

    ResponderExcluir